FANDOM

Divisão política da massa continental de Soyca

A Massa continental de Soyca é a única região cartografada do planeta Fractus. É também a única em que se há conhecimento de vida inteligente. A língua mais comum é a língua Comum.

É banhada pelos oceanos de Nimt, a oeste, e Glon, a leste. Em sua divisão política, possui nove reinos:

  • Tergalu
  • Krostes
  • Nupol
  • Idoc
  • Igarice
  • Jamak
  • Neti
  • Pebel
  • Dunon

Possui uma área de 37,840,000 Km². A população estimada no ano de 3E 330 era de 371,090,000 habitantes. A maior parte dos habitantes vive no centro da massa - os reinos de maior população absoluta são Krostes e Neti.

Etimologia

Estima-se que a massa continental tenha seu nome derivado das árvores de Soykos que crescem no litoral. Em goblin, Soykos significa palmeira.

História

   Artigo principal: Feudo Kossis

Os registros mais antigos datam de 2E 426. Retratavam uma sociedade tribal que aos poucos evoluiu aos feudos, e o de maior influência era o Feudo Kossis.

Religião

Artigo principal: Deuses de Soyca

Panteão

O povo acredita em doze seres extraplanares. De acordo com teólogos, mais entidades tiveram participação na formação do mundo, mas apenas essas doze exercem influência significativa até os dias atuais.

Idiomas

   Artigo principal: Línguas de Fractus

O idioma universal no continente é a língua comum. Todas as raças civilizadas o falam devido a sua facilidade de aprendizado. Outras línguas também são muito difundidas, como o élfico e anão.

Economia

Desde que os povos se organizaram, uma moeda foi usada para trocas de materiais. Moedas de ouro são as de circulação mais comum, mas pode-se encontrar comumente moedas de prata e cobre.

Devido a raridade dos metais, a conversão entre moedas se dá pela tabela:

Dd 5th edition players handbook currency types

Moedas usadas em Soyca

Peça de cobre 1 peça de cobre
Peça de prata 10 peças de cobre
Peça de Electrum 50 peças de cobre
Peça de ouro 100 peças de cobre
Peça de platina 1000 peças de cobre

Lendas e Contos populares

     Artigo principal: Lendas de Fractus

     É muito comum ouvir-se histórias de bravos guerreiros que ultrapassavam os limites humanos em combate. Um muito famoso é que um jovem sozinho derrotou um pelotão de guerra com sua espada: Pendragon. Historiadores debatem a veracidade da história, e comerciantes pagariam um alto preço pela espada lendária.

Constelações

Artigo principal: Zodíaco

Dez constelações preenchem os céus de Fractus. Se revelam uma por mês, com duas exceções que aparecem apenas nos eclipses das luas.

Calendário

 Artigo principal: Calendário de Fractus

O ano em Fractus possui dez meses, tempo necessário para que faça um ciclo completo ao redor de Sunas.